Quem somos

História

O Projeto Konta Komigo surgiu no ano de 2009 com o objetivo de ajudar a comunidade nas diferentes áreas de necessidade, tendo como principais dirigentes Álvaro Bastos e Áurea Bastos. Apesar de inicalmente ter o nome de Olhos Solidários, a ideia para o nome atual do projeto surgiu numa madrugada enquanto os dirigentes do mesmo conversavam acerca de atividades futuras que seriam organizadas e deram por si a recordarem uma música intitulada de "Conta Comigo" do grupo Água Viva. A ideia para o projeto nasceu devido ao facto dos dirigentes possuírem um enorme interesse pelo auxílio comunitário, uma vez que estão conscientes das dificuldades diárias existentes na vida de pessoas com deficiência, uma vez que o seu filho possuí uma Perturbação do Espectro de Autismo e ainda por estarem em constante contacto com diversos atletas associados ao mundo do desporto adaptado.

O Projeto Konta Komigo atua em três frentes: Sem-abrigo das ruas do Porto onde os voluntários da instituição procuram reunir-se e sair, pelo menos, uma vez por mês à rua para proporcionar uma refeição quente aos sem-abrigo; Crianças e Famílias Carenciadas na qual procuram angariar alimentos com o objetivo de construir cabazes alimentares e distribuir por famílias carenciadas, um exemplo desta frente é a organização de uma iniciativa intitulada de Maior Saco de Compras que se realiza nos dias 16 e 17 de Outubro e devido ao sucesso da mesma é já organizada há dois anos consecutivos; e, por fim, Pessoas com Deficiência onde foi organizada uma Gala Solidária no passado dia 2 de Abril de 2015 cujos fundos reverteram a favor da APPDA - Norte. 

Missão, Filosofia e Valores

A missão é a finalidade da existência de uma organização. É aquilo que dá direção e significado a essa existência. O Projeto Konta Komigo existe para apoiar o seu semelhante e sensibilizar as pessoas para os diversos problemas sociais existentes à sua volta. Pretende promover a integração das pessoas desfavorecidas e ou/com deficiência na sociedade, tratando-as com a mesma dignidade com que tratam um familiar ou uma pessoa que lhes é mais chegada.

Por sua vez, a filosofia empresarial consiste no conjunto de crenças e valores que orientam o estabelecimento dos rumos e das estratégias da organização. Por isso, a filosofia da instituição consiste em não pensar apenas em si, mas também nos outros e dessa forma prestar auxílio aos mesmos, através da subsistência ou até mesmo de apoios financeiros conseguidos nas atividades realizadas.

Os valores de uma instituição são crenças e atitudes que dão uma personalidade à empresa, definindo uma "ética" para a atuação das pessoas e da organização como um todo. O Projeto tem como valores o respeito por cada ser humano independentemente da sua condição social e/ou económica, a dignidade e a humildade.